top of page

"PEELING DENTAL"

O que é?


A odontologia conta hoje com muitas alternativas para se alcançar dentes brilhantes e com cores ultra claras, porém, algumas delas são menos conservadoras e não são a melhor opção para todos os casos. Para algumas pessoas, a solução para um sorriso mais bonito é com as populares lentes de contato, de resinas ou laminados cerâmicos; mas existe uma alternativa não tão nova mas pouco conhecida chamada microabrasão e que soluciona muitos dos casos de forma super segura e conservadora.


A microabrasão dental ou "peeling dental" tem como objetivo recuperar dentes manchados e sem brilho.

Esta técnica é simples e de baixo custo e é uma excelente alternativa para melhorar a estética de dentes com manchas e opacos, tornando seu sorriso mais harmônico.

Ela consiste em remover uma lâmina diminuta de esmalte dentário e, assim, remover manchas superficiais que podem aparecer sob diversas formas e cores.

A efetividade desta técnica e seus riscos foram estudados e, concluiu-se que a microabrasão é um procedimento simples, eficiente e seguro que inclusive, pode ser realizado também em crianças.


A principal indicação para este tratamento é a fluorose, porém este tratamento vai muito além da desorganização de esmalte causada pelo excessivo uso de flúor na infânica. Outras indicações para a microabrasão dentária são:


- Desmineralização após tratamento ortodôntico;

- Manchas superficiais extrínsecas;

- Má formação da estrutura de esmalte quando em sua fase de desenvolvimento;

- Hipoplasia de esmalte decorrente de traumas dentários.


É importante ressaltar que nem todas as manchas podem ser removidas com a microabrasão. Manchas mais profundas e que com acometimento da camada dentinária não podem ser removidas por esta técnica. Para estes casos, deve-se avaliar com seu dentista a possibilidade de um tratamento com facetas cerâmicas ou com resinas.


O resultado estético desta técnica será mais efetivo quanto menor for a profundidade desta mancha ou má formação e pode ser ainda melhor se previamente associado ao clareamento dental (exceto em crianças).

Após a realização do procedimento, um vigoroso polimento do esmalte dentário é realizado tornando a superfícia dos dentes lisa para conferir mais brilho e proteger a superfície do esmalte de um machamento precoce.


Converse com a gente para receber maiores informações!




Comments


bottom of page