OUTUBRO ROSA E A SAÚDE BUCAL

O Outubro Rosa é uma campanha de abrangência mundial de conscientização do câncer de mama e tem como propósito despertar a população para esta causa durante todo o ano.

Esta campanha incentiva a prevenção por meio de exames que permitam a detecção primária da doença, como exame de toque e mamografia.

O câncer de mama é o mais comum a acometer mulheres no Brasil e no mundo e tem tido aumentada sua incidência nos últimos anos.

É uma doença que não apresenta sintomas em sua fase inicial, o que significa que a sua detecção ainda em fase precoce é considerada muito difícil e, por isto, se torna mais importante ainda uma campanha que informe mulheres sobre possíveis sinais e que possam detectá-la.

Os principais sinais suspeitos são:

- caroço/nódulo (geralmente endurecido, fixo e indolor);

- pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;

- alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

- surgimento de pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

A detecção precoce faz-se imprescindível, já que quanto mais cedo for identificado, mais altas são as taxas de sucesso no tratamento. A prevenção da doença é uma das maiores armas ao seu combate.

Câncer de mama e a Odontologia

O Outubro Rosa possui um papel muito importante dentro das clínicas dentárias, ainda mais quando se tem conhecimento dos dados alarmantes a respeito do câncer de mama.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforça a importância do Outubro Rosa e fortalece a campanha, considerando a doença como uma questão de saúde pública.

A discussão a respeito da mesma deve estar presente nos mais diversos campos da saúde, a fim de potencializar o efeito desta campanha nas mulheres em todo o Brasil e mundo.

Além do cirurgião dentista ocupar um papel importante no movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o profissional possui uma grande responsabilidade no tratamento destes pacientes oncológicos, podendo auxiliar nos efeitos colaterais causados pelo tratamento da doença, já que a radioterapia e a quimioterapia podem afetar a saúde bucal de quem as recebe.

Dentre os possíveis efeitos colaterais estão:

- dentes, gengiva e mucosa sensíveis;

- alteração do paladar;

- mucosites (feridas bucais);

- xerostomia;

- infecção por fungos;

- cárie de radiação.

Por isto, um trabalho em conjunto entre o médico oncologista e o profissional da odontologia são de grande valia ao paciente, oferecendo assim, maior conforte e suporte ao paciente no enfrentamento da doença.

A campanha Outubro Rosa, além de ser um importante movimento de conscientização do câncer de mama, também lembra à classe odontológica a grande incidência de outros cânceres no grupo feminino e também no masculino, como é o caso do câncer bucal.

Fique atento ao seu corpo. A prevenção é o melhor caminho!

Rua Joaquim Gonçalves Pimenta, 90a Bairro Camargos, BH

acompanhe nossas redes sociais:
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon