top of page

COMO ESCOLHER A ESCOVA IDEAL?

A escolha da escova ideal atinge diretamente a sua saúde bucal. O objetivo é que sua escova possa alcançar todos os dentes de sua boca e seja capaz de limpar toda a superfície de cada dente.

A principal recomendação é utilizar escovar de cabeça pequena (número 30 ou 35) com cerdas macias, finas ou cônicas e que, tenham uma boa concentração de cerdas por tufo. Com estas características sendo respeitadas, você terá uma limpeza eficiente que não causará injúrias à sua gengiva.

Além disto, o diferencial que tornará sua higiene adequada e correta será o movimento que você fará com a escova, ou seja, como escova os dentes de fato.


Mas como é feita então uma escovação de dentes satisfatória?

Durante a escovação, a atriz principal é mesmo a escova. É ela quem promove a remoção mecânica da placa bacteriana aderida à superfície dental. A escova de dentes desestrutura e quebra esta placa sobre cada dente e, por isto, deve ter um tamanho que limpe de um a dois dentes por vez e permita o acesso aos dentes do fundo com a mesma efetividade.


Existe no mercado uma gama grande de modelos de escovas, com diferentes características e preços; aliás, não acredite na premissa aqui de que o mais caro será o melhor. Dentre as mais caras estão as elétricas e estas, tem indicações específicas.

As escovas elétricas são recomendadas para quem não tem total capacidade motora para desempenhar a ação mecânica correta que a escovação proporciona. Para idosos, crianças ou pessoas com deficiências motoras esta opção será muito benéfica.


Mesmo após a escolha da usa escova ideal, não pense que o fio dental estará dispensado. Ele é fundamental para uma limpeza completa e é responsável por limpar cerca de 35% da superfície dos dentes. Nada de negligenciá-lo!



Comments


bottom of page